hoje me lembrei de algumas coisas que conheci pela internet quando era adolescente e que foram muito importantes para a minha formação:
- a série de desenhos "o etnógrafo naif" de pierre lapalu. provavelmente foi através desse título que conheci a palavra etnografia e desperteu meu interesse pelas ciências sociais;
- o quadrinho experimental "promessas de amor a desconhecidos enquanto espero o fim do mundo"de pedro franz. por coincidência (ou não), essa obra também citava conceitos de antropologia, se não me engano de clifford geertz. além disso, era um jeito de fazer quadrinhos muito diferente do tradicional. e foi através do pedro franz que acabei conhecendo quadrinistas como alberto breccia, berliac e aidan koch. agora ando afastado do mundo dos quadrinhos, mas tudo isso teve muita importância pra mim;
- ainda falando em quadrinhos: o site "ryotiras" do ricardo tokumoto. mais do que as tiras em si (que eram muito boas), este site foi uma espécie de guia da internet pra mim, porque em toda tira tinha um link, além de referências no título que eu ia logo pesquisar. e acabei conhecendo muita coisa assim.
- o site "trama virtual". era minha principal fonte de música nova. foi provavelmente onde eu conheci artistas e bandas como júpiter maçã, procura-se quem fez isso, thiago nassif, zeca viana e muitos outros que já esqueci.
- alguns blogues de escritoras e poetas como o da aline zouvi (que depois se tornou quadrinista) e o da juliana amato (inclusive fiz uma canção a partir do título do blogue dela: "medeia quer cachaça"). também o do antônio cícero ("acontecimentos"), um dos poucos que ainda continuam ativos.
- o ilustragrupo, lista de e-mail que reunia ilustradores do brasil inteiro e tinha muitas dicas sobre o mercado. provavelmente foi um dos motivos de eu ter resolvido não seguir uma carreira em ilustração, mas aprendi muito sobre a vida de freelancer.
- o blogue o barco bêbado, que era um blogue de cultura, onde li poemas dos irmãos campos, de rimbaud, marcelo dolabela, descobri filmes, músicas, baixei uma coleção de fotos tiradas em woodstock e muitas outras coisas.